Avaliação de Imóveis: Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

Avaliação de Imóveis: Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

Muita gente sabe chutar e aproximar o valor de um imóvel, mas tratando-se de um parecer preciso, ou seja, dizer quanto realmente ele vale, o assunto muda bastante. A avaliação de imóveis é importantíssima tanto para quem quer comprar quanto para quem deseja vender um imóvel afinal, ninguém fica feliz em perder dinheiro, não é mesmo?

Para fazer, entretanto, uma inspeção predial, uma vistoria cautelar ou uma avaliação de imóvel é preciso considerar inúmeros pontos que são tanto internos quanto externos e que influenciam diretamente na precificação final do produto que, vale lembrar, pode ser desde uma casa, um apartamento, um prédio, um galpão ou sala comercial, etc.

Não sabe como um imóvel é avaliado, mas tem interesse em entender melhor este assunto? Você veio ao conteúdo certo! Ao longo deste artigo serão dadas dicas sobre como fazer a avaliação de um imóvel sem deixar que nada passe batido a fim de determinar seu real valor.

Você sabe como um imóvel é avaliado? Confira 5 pontos determinantes para a precificação correta!

Para sair do achismo e determinar um valor que esteja realmente certo e adequado ao imóvel, é preciso atentar-se a pelo menos 5 pontos que serão apresentados logo a seguir neste artigo.

Veja que cada um deles possui um grande peso e impacto no valor final pelo qual o imóvel será comercializado. Tenha cuidado tanto como vendedor quanto como comprador para não ter prejuízos e invista neste tipo de avaliação de imóvel que é completa. Continue lendo:

1.   O que tem nas proximidades do imóvel?

O primeiro e talvez mais importante e comum ponto mencionado quando o assunto é fazer a avaliação de um imóvel, com o fim de precificá-lo, é a sua localização. É claro que este fator coincide diretamente na decisão de compra e é por isso que se faz necessário olhar para este primeiro tópico com bastante atenção, além de um olhar crítico.

Há transporte público de fácil acesso ao imóvel? Quais são os serviços disponíveis no bairro? Existe comércio por perto? Você já olhou para a taxa de criminalidade da região? Como você já pode ver, são muitas as observações que precisam ser feitas nesta etapa inicial da avaliação sendo que todas elas são completamente externas ao imóvel.

A regra básica aqui é que quanto mais coisa tiver por perto do imóvel, mais valorizado ele será. Motivo este que justifica facilmente porque as casas, apartamentos e salas comerciais nos centros das cidades são imóveis bem mais caros do que aqueles da periferia. Vias de regra, locais mais seguros também tendem a ser mais caros, certo?

2.   Tempo de construção

Iniciando a avaliação de imóveis no quesito interno é preciso saber qual o tempo de construção para calcular o valor final. Quanto mais novo o imóvel, é claro que ele é mais caro apesar de que, tratando-se da venda a partir de feirões como da Caixa Econômica Federal, existe um maior incentivo para a compra dos imóveis “zero bala”. É preciso avaliar tudo isso!

Em média, um imóvel novo é cerca de 30% mais caro do que um usado. Mas, é claro que tudo depende e varia muito conforme cada caso. Enquanto os imóveis mais antigos costumam ter plantas com cômodos mais espaçosos, os modernos possuem outros diferenciais. No caso de edifícios residenciais, são as inúmeras áreas de lazer, por exemplo.

Desde que a construção esteja impecável no que diz respeito à estrutura, tudo é passível de avaliação na hora de compor o valor final desse imóvel. Considere ainda a infraestrutura que está relacionada ao imóvel, como no caso dos apartamentos e das salas comerciais que fazem parte de um todo, ou seja, de um condomínio. Tudo deve ser avaliado!

3.   Serão necessárias reformas ou acabamentos?

Outro ponto importantíssimo na avaliação de imóveis consiste em avaliar se o comprador terá que fazer reformas ou cuidar de acabamentos no imóvel. Quanto maior for essa necessidade, menor o valor do imóvel, certo?

Considere, por exemplo, se o local precisará de pintura interna ou externa, se será necessário realizar a troca de pisos e das cerâmicas utilizadas nos banheiros e na cozinha do imóvel, entre outros reparos. Também é importante saber com exatidão como estão as instalações elétricas e a hidráulica de todo o imóvel para evitar surpresas posteriores.

Hoje em dia destacam-se os imóveis que possuem fins sustentáveis como painéis solares e outras medidas ambientalmente amigáveis. Apesar de não serem ainda tão comuns, se o imóvel que está sendo avaliado possuir tais diferenciais é imprescindível destacar isso no fechamento do valor.

4.   Análise das documentações do imóvel

Saindo da estrutura visual e partindo para uma parte mais burocrática, para fechar o valor do imóvel é imprescindível checar ainda como estão as documentações do mesmo a fim de descobrir se serão necessários ajustes e gastos. Muitos imóveis costumam estar irregulares.

Alguns dos erros encontrados na avaliação de imóveis acerca da documentação são: Falta de averbação do imóvel, escritura que consiste apenas do terreno e tem a parte construída indicada, problemas devido ao imóvel fazer parte de algum inventário ou estar envolvido em heranças de menores, entre outros.

Especialmente para quem pretende fazer a compra de um imóvel é importante saber se existe algum problema documental a fim de evitar posteriores surpresinhas que podem ser incrivelmente desagradáveis.

5.   Faça um curso de avaliação de imóveis

Gostou do assunto e se interessou em entender mais sobre a avaliação de imóveis? Vale a pena ressaltar que existem cursos específicos nessa área para quem pretende entender e avaliar melhor um determinado imóvel, sendo que o curso aceita profissionais de diferentes áreas do mercado e não apenas engenheiros ou corretores.

Não quer fazer um curso de avaliação de imóveis, mas precisa determinar o valor exato que um lugar custa? Você também tem a opção de contratar especialistas no assunto que poderão fazer essa completa análise para você!

A AGV Engenharia é especializada quando o assunto é avaliação de imóveis! Aproveite para entrar em contato e saiba como contratar os serviços dessa empresa, que é referência em perícia de engenharia de imóveis. Não tenha dúvidas na hora de precificar o imóvel ou fazer uma compra sem saber ao certo se o investimento realmente vale a quantia pedida.

 

By | 2018-07-01T23:06:46-03:00 junho 11th, 2018|Avaliação de Imóveis|

Leave A Comment

WhatsApp chat